Farol das Conchas na Ilha do Mel: 150 anos de história

Foto: Guia Ilha do Mel

Um dos pontos mais visitados da Ilha do Mel é o Farol das Conchas. Foi construído por ordem do Imperador D. Pedro II com o objetivo de melhorar a orientação dos navegantes na Baía de Paranaguá e modernizar a navegação comercial brasileira. Uma empresa inglesa sob a supervisão do engenheiros Zózimo Barroso, iniciou a construção, utilizando a maioria dos materiais importados da Escócia, país considerado na época detentor da mais avançadas tecnologias no ramo. A inauguração aconteceu dois anos após o início da obra, em 25 de março de 1872. No início havia uma pequena casa  que abrigava o operador do farol (faroleiro). A placa que registra a inauguração é uma réplica da original, que está guardada na Capitania dos Portos de Paranaguá, ente federal responsável pela manutenção e guarda desse equipamento de sinalização náutica.

Ele está localizado no alto do Morro das Conchas que tem aproximadamente 60 metros de altura e proporciona uma vista privilegiada. É possível avistar o monumento de praticamente toda a ilha . O farol exerceu atividades de controle de navegação até os anos 1950, após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente não é possível visitar a sua área interna  por segurança e para que seja preservada a construção.

Como chegar até o farol

O acesso pode ser caminhando cerca de 10 minutos após desembarcar no trapiche de Nova Brasília  ou por uma trilha saindo de Encantadas, que dura cerca de 2 horas. A caminhada é considerada de leve a moderada. Os 150 degraus que separam a base do morro e o farol conduzem a uma das vistas mais privilegiadas da Ilha do Mel.

 

 

Foto: Pxhere / CC0

Compartilhe

Veja Também