Abaline, tradição na travessia para a Ilha do Mel

Por Carla Nagibe

A ABALINE (Associação dos Barqueiros das Baías do Litoral Norte do Estado do Paraná) é a empresa pioneira no transporte de passageiros  e cargas na região da baia de Paranaguá. Surgiu do aumento no fluxo de pessoas que visitavam a ilha e da necessidade de uma travessia mais segura e profissional. Desde 1996 os barqueiros e suas famílias tradicionais de pescadores atuam de forma profissional na travessia e através do associativismo se fortalecem.

De início a travessia era realizada com barcos pequenos, similares aos de pesca. O embarque e desembarque acontecia de maneira precária na praia, em função da inexistência de trapiches tanto no continente, em Pontal do Sul, quanto nos dois pontos da Ilha, Encantadas e Brasília. Com o passar dos anos e o aumento da procura pelos serviços, a ABALINE foi inserindo barcos maiores tanto para o atendimento dos turistas, cujos números começaram a crescer exponencialmente, como para atender moradores e empresários que se estabeleceram no local. Atualmente são 53 embarcações com capacidade entre 30 e 99 passageiros, que respeitam todas as normas de segurança e são regularmente fiscalizadas pela Capitania dos Portos.

A ABALINE é composta por 23 associados que, com dinamismo e competência, escolheram realizar a travessia diária do continente para a Ilha do Mel como um meio de vida, uma cultura. São barcos de linha regular, que transformam o deslocamento de um ponto do continente a outro na Ilha do Mel uma experiência única de passeio.

   

A empresa realiza a venda de passagens no terminal e venda online, o controle da travessia regular e a fiscalização de passageiros e embarcações com destino ao litoral norte do Paraná e litoral sul de São Paulo.

 

 

Compartilhe

Veja Também