Santuário ecológico do Paraná

A ilha está localizada ao norte da Baía de Paranaguá e é o santuário de dezenas de espécies de animais e plantas. A ilha pertence ao município de Guaraqueçaba, próximo à fronteira de Paraná com São Paulo. A região é considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. O cenário, que reúne manguezais e restingas, atrai uma grande diversidade de animais, alguns ameaçados de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta e papagaio-de-cara-roxa. Botos são vistos com facilidade nadando entre os barcos de pescadores atracados em frente à ilha, que tem cerca de 700 habitantes. Não pe permitido carros na ilha. As praias desertas e trilhas ecológicas ajudam a preservar espécies endêmicas, a vida marinha, a fauna e flora da reserva.

Como chegar

A única maneira de chegar à ilha é de barco. Você pode partir de Guaraqueçaba, da Ilha do Mel ou de Paranaguá. A viagem dura em média três horas, dependendo das condições do mar. Quem preferir pode ir de voadeira. Custa um pouco mais caro, mas o trajeto é mais rápido.

Trilha da Lagoa

São cerca de 3 quilômetros, que ligam o vilarejo à praia deserta. O período entre março e abril é o mais indicado para a observação de pássaros. Nessa época, há uma grande diversidade de espécies, por causa da migração de aves dos países nórdicos para a ilha.
Um trecho da trilha pode inundar de acordo com a maré. Mesmo assim, o trajeto é fácil de atravessar.

Barra de Superagui

É onde se concentram as pousadas, restaurantes e campings. o vilarejo rústico possui casinhas bem simples, coloridas,  feitas de madeira.

Reserva do Sebuí
Depois do trecho de barco, é preciso caminhar por quase uma hora por uma trilha no meio da mata. As grandes atrações são as cachoeiras, com águas cristalinas.