Paisagens naturais, descanso e cultura: conheça Guaraqueçaba!

Com quase 500 anos de colonização, Guaraqueçaba mostra uma mistura de hábitos e tradições de índios, portugueses, negros e europeus de diversas áreas. Como resultado, uma cultura rica e diferenciada em relação às de outros lugares do Brasil. Através da história oral, lendas, músicas, danças, artesanato e hábitos alimentares, gerando grande variedade cultural que deve ser resgatada e transmitida às futuras gerações.
O guará é uma ave de cor avermelhada, que faz parte da fauna local. Guaraqueçaba significa “Lugar do Guará” na língua tupi-guarani. A cidade fica dentro da maior reserva de Mata Atlântica brasileira, e está cercada por ilhas, como a Ilha das Peças e a de Superagui. Praias desertas, cachoeiras e muitas histórias fazem parte desse cenário natural deslumbrante.

Vai pra Guarqueçaba? Vá de barco!
Faça do translado uma parte do seu passeio! As embarcações saem de Pontal do Paraná, percorrem baías e mangues e com um pouco de sorte, é possível deparar-se com a presença de golfinhos, comuns na região. O trajeto dura em torno de 2h30min de barco ou pode ser feito de lancha com tempo estimado de 1h.

O que fazer na cidade?
Uma caminhada a pé pelas ruas da cidade é um encontro com o passado, em meio a casarios no estilo colonial, datados do século XIX. Vale uma passada pelo sobrado que abriga a sede da estação ecológica, administrada pelo IBAMA.
A primeira construção da cidade foi a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões. Em estilo colonial e toda em pedra, foi construída no ano de 1838. Possui um altar em forma de barco e tem a base no formato de peixe, em homenagem aos pescadores da região.
Com disposição para andar, a trilha do Quitumbê começa ao lado da igreja e termina em um mirante, com vista panorâmica de Guaraqueçaba e da baía. São aproximadamente 800m de trilha sinuosa dentro da mata nativa.
A Reserva Natural Salto Morato é uma reserva particular do Patrimônio Natural (RPPN), mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Ela abriga uma cachoeira com 130 metros de queda e uma biodiversidade muito rica. Para chegar até a reserva é necessário pegar um táxi em Guarqueçaba. A entrada custa R$10,00 (inteira) ou R$ 5,00 (estudantes e doadores de sangue).

Tem cultura em Guaraqueçaba? Tem sim senhor!
O fandango faz parte da cultura caiçara. Em Guaraqueçaba as festas típicas com músicas e danças são frequentes, no mais tradicional batido do tamanco.